As principais dúvidas de quem deseja morar fora.

Conheça os pensamentos que estão te impedindo de realizar o seu sonho.
Compartilhe esse post!

Toda vez que abrimos uma turma nova do Curso Morar Fora, nos deparamos com centenas de dúvidas bastantes comuns e que bloqueiam qualquer pessoa na hora de ir atrás de um sonho.

São pensamentos que limitam. E nós sabemos que provavelmente você já teve essas dúvidas em algum momento ou está pensando nisso agora. Mas não queremos que esses fantasmas te rodeiem, por isso, decidimos esclarecer, de vez, algumas questões bastante recorrentes na nossa vida como mentoras. 

1. Tem limite de idade para morar fora? 

Quando pensamos em morar fora, logo vem aquelas imagens de jovens livres e felizes, festas, viajantes de chapéu e mochila, e bate aquele desespero, “estou velho demais pra isso?”.

A resposta obviamente é NÃO. 

As pessoas costumam associar essa questão de ir morar fora com pessoas jovens sem estabilidade financeira, sem filhos, ou com aquele fator “não tem nada que me prenda aqui”.

Pois bem, te digo que só é tarde pra quem vai morrer amanhã, do contrário, não existe nenhum fator que te impeça a não ser seu próprio preconceito, e aqui vão alguns motivos:

  • Independentemente da sua idade, morar fora pode ser a melhor ou a pior experiência da sua vida e isso só vai depender de uma pessoa: você.

  • Nós conhecemos pessoas que foram morar fora com 18 anos para um intercâmbio e amaram, como também conhecemos muita gente da mesma idade que odiou e não via a hora de voltar. Morar fora depende muito mais do seu espírito e dos seus objetivos, do que da data que consta na sua certidão.

  • Viver experiências abre caminhos diferentes. Com mais experiência, a nossa visão de mundo também é outra. Estamos dispostos a nos aprofundar em conhecimentos que antes ignorávamos e nós podemos te garantir, morando fora você pode encontrar muito aprendizado, desafios e vivências do que no seu país de origem.

  • Oportunidade de carreira. Quanto mais experiência profissional, maior as suas chances de encontrar um emprego melhor. 

“Então, lembre-se: arrumar desculpas pra não ir atrás do objetivo faz parte de um ciclo de autossabotagem.”

Você não acredita que existe uma idade limitante para morar fora, você acredita que somente VOCÊ não pode morar fora. E isso acontece por uma série de crenças e padrões que construímos ao longo da nossa história. Todos eles, geralmente, vem acompanhados do medo do desconhecido e da zona de conforto. E como mudar isso? AGINDO E SE MOVIMENTANDO.

2. Um mês de intercâmbio vale a pena? 

SIM. Apenas um mês de intercâmbio poderá mudar sua vida! 

Muita gente acha que intercâmbio é somente para aqueles que podem largar tudo, pedir demissão, chutar o balde e ser feliz por vários meses, anos. O que poucos sabem é que existe um tipo de intercâmbio ótimo para quem quer “experimentar uma nova realidade” e que sempre indicamos: o intercâmbio de 30 dias.

Pense: além de você estar aproveitando suas férias para algo produtivo, poderá conhecer um novo país, um novo idioma, uma nova cultura, expandir horizontes e enriquecer com algo que você jamais perderá: conhecimento.

Muitas pessoas que conhecemos e que decidiram aproveitar essa experiência de passarem seus 30 dias de férias aperfeiçoando inglês em Londres ou na África do Sul, realizando um curso de espanhol em Barcelona, aprendendo alemão na Áustria, fazendo um curso de gastronomia na Itália, ou até mesmo um curso de business nos Estados Unidos, nos relataram com unanimidade: cada centavo investido retornou.

Isso porque ao acrescentar esse tipo de experiência na sua formação e no seu currículo um mundo de vantagens abriu a seu favor.

Melhores oportunidades sempre existirão quando você mostrar que coragem, comprometimento com o seu aprendizado, investimento no seu tempo e valorização da sua formação são a sua prioridade.

Então não perca tempo e comece a planejar o seu primeiro intercâmbio.

O nosso MANUAL DE PRIMEIRA VIAGEM ou o MINI CURSO: PRIMEIROS PASSOS PARA MORAR FORA podem te ajudar muito a construir e realizar o seu plano.

Conheça os nossos cursos e serviços e saiba quais são as portas que estão se abrindo pra você! 

3. Consigo morar fora com inglês intermediário? 

Todo dia recebemos a mesma pergunta: meu nível de inglês é suficiente para conseguiu algo fora do país? Nós entendemos, porque sempre tivemos essa dúvida também. E por experiência própria vamos deixar aqui as nossas constatações:

  • É clichê porém: a gente só aprende na prática! Você pode estudar 10 anos a fio em aulas particulares, mas não irá desenvolver enquanto não praticar ali na vida real, fora da zona de conforto. Não ache que as pessoas que falam inglês fluente nasceram sabendo ou saíram 100% prontos dos cursos que fizeram. A dificuldade é para TODOS. Lembra de quando você era criança e estava aprendendo a andar de bicicleta? Se não te colocassem em cima dela e te empurrassem, você nunca iria andar sozinho, né? Então, é exatamente assim que funciona.

  • Entenda que inglês é o idioma oficial apenas para alguns países. Logo você sempre estará falando com alguém que também não é nativo e tem as mesmas dificuldades que você – não tente ser perfeito e sim transmitir a mensagem, você vai errar.

  • Mas consigo um emprego mesmo com inglês intermediário? SIM. Treinando muito para a entrevista. Saiba responder as perguntas – que são sempre as mesmas. Expresse suas ideias e utilize a técnica ao seu favor. Certamente após a mudança de país, você vai aprimorar o idioma durante a convivência e no trabalho diário, vai aprender até sem perceber. 

  • NÃO TENTE absorver todo o vocabulário e sim palavras chaves. Você não é nativo, e não precisa saber todas as palavras do dicionário se souber como descrever aquilo que não sabe falar. O inglês é um idioma pobre e com poucas palavras você se comunicará. Pense que é justamente por essa facilidade que ele ganhou o mundo. Então se joga!

  • Acredite, nós já vimos grandes executivos de empresas com inglês bem regular e vários erros. Quando você tem interesse e mostra resultado, pouco importa se conjuga os verbos certos ou se sabe descrever com perfeição. Nesse caso, feito é melhor que perfeito, sim.
     
  • O inglês vai muito além da comunicação. Não tenha medo de dar qualquer passo adiante por isso. Fácil, não é né?  Por diversas nós entramos em luta com nós mesmas, e quer saber, essa luta é sem fim, mas faz parte do pacote. Então vamos enfrentar!

E no final das contas, tudo é treino. É preciso que você pratique, pratique e pratique. O máximo que você puder. Mas não deixe de realizar seus sonhos por acreditar que algo não é suficiente. Vá em frente e tente! Tenho certeza que surgirão muitos aprendizados disso. 

4. Tem vaga para a minha área na Europa? 

A Europa é um dos lugares que mais tem oportunidades porque é um dos continentes mais desenvolvidos no mundo. Então, consequentemente tem oportunidade para todas as profissões, sem exceção. E a conta é bem fácil de entender: 

Se a Europa está sempre em expansão em termos de industrialização, se o sistema está sempre crescendo, seja na saúde, na arquitetura, construção, agropecuária, agricultura ou qualquer outra área, eles também têm a necessidade de encontrar pessoas que trabalhem para que toda essa máquina continue girando, certo? 

Então você não precisa se preocupar se “tem vaga”, porque a resposta é SIM, tem. Daqui pra frente você só precisa entender como vai se encaixar nesse sistema, qual o país que estará mais aberto para te aceitar ou qual país vai estar mais escasso de profissionais na área que você atua.

Quanto mais específico você for, maior a chance de conseguir uma vaga porque nesse caso, a chance de ter um profissional que preenche os requisitos é bem menor. 

Mas por onde eu começo? 

Esteja o mais próximo possível de onde deseja conseguir uma vaga. Se você tem a oportunidade de ir para fora como estudante ou através de intercâmbio profissional será mais fácil.

Porque quando você aplica para vagas no Brasil, estará em desvantagem geográfica e disputando com o mundo todo.

Então a nossa dica é: busque algo relacionado a educação, que você consiga fazer no seu país ou continente desejado, assim estará ainda mais próximo do seu objetivo. 

Mas fique tranquilo, nós sabemos que esse caminho não é tão claro e objetivo pra você, mas é exatamente pra isso que estamos aqui.

Para te dar a mão e guiar você até as melhores possibilidades.

No Curso Morar Fora é exatamente isso que fazemos. Te preparamos para encontrar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil, direcionamos você para caminhos possíveis e claro, te passamos todas as dicas que nos fizeram chegar onde estamos hoje. 

Quer saber mais sobre esse curso que já ajudou + de 100 pessoas a serem aprovadas para vagas no exterior?

CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS DETALHES!

E por fim, precisamos te dizer: podem surgir dúvidas, dar medo, aparecerem obstáculos maiores do que a sua coragem, mas NADA, NADA mesmo pode ser maior do que as suas motivações. Existem muitos caminhos pra você realizar o seu sonho de morar fora e nós conhecemos todos eles. Então conta com a gente! 

Vamos juntos? 
Andressa e Malu

mais conteúdos