amsterdã

visitada por: yeda

sobre a cidade

essa é definitivamente uma das cidades que eu mais amo em todo mundo!

A beleza de cada detalhe dessa cidade é de ficar de boca aberta. Isso sem falar no seu povo educado, simpático e feliz.

Muito se ouve falar dessa pequena cidade e suas atrações turísticas, pois é um dos destinos mais procurados em qualquer época do ano. Faça frio ou calor, chuva ou sol, pode ter certeza que Amsterdã sempre estará movimentada e cheia de vida.

Quando pensamos na Holanda, não é de estranhar que as primeiras referências que venham à nossa mente sejam os famosos coffees shops, onde qualquer pessoa acima de 18 anos pode comprar um baseado e fumar livremente nas ruas, ou o Red Light district, conhecido por ser o distrito da prostituição. Uma área onde literalmente existem vitrines com prostitutas expostas.

Mas olha,  na minha opinião, é uma grande pena limitar uma cidade tão linda à apenas isso, porque se formos fazer uma comparação com o Brasil, a gente fica bem ofendido quando um gringo/estrangeiro só conhece nosso futebol e carnaval, não é verdade?

Por isso, quando eu penso em Amsterdã, o que vem à minha mente são as milhares de bicicletas espalhadas pela cidade, os canais que deixam as ruas ainda mais lindas, os prédios tortos mais charmosos do mundo, os extensos campos de tulipa, os sapatinhos de madeira, os antigos moinhos e claro, os festivais de música eletrônica.

nossa dicas

1) aproveite as bicicletas pela cidade!

Na Holanda, todo mundo usa bicicleta para se locomover, independente de idade ou poder aquisitivo. Elas estão por todas as partes e muitos dizem que, em Amsterdã, existem mais bicicletas do que pessoas, então já viu né… é bom tomar cuidado dobrado quando estiver andando pelas ruas, para não acontecer um acidente quando estiver distraído!

Os canais e os prédios de Amsterdã formam uma paisagem única e bem característica holandesa. Muitos prédios são tortos e grudados um no outro, dando a impressão que podem cair a qualquer momento. Isso acontece porque o solo holandês é pantanoso e eles “afundaram” com o tempo. 

2) tour pelos canais + heineken experience

Ao mesmo tempo que dava pra curtir a vista maravilhosa da cidade, também conheci um pouquinho de toda a história local. Este é um dos passeios mais característicos a se fazer e vale muito a pena.

E conhecer a fábrica da Heineken, uma das cervejas mais famosas do mundo é uma experiência UNICA. O tour é completo e mostra todas as etapas de produção da cerveja e você ainda consegue comprar uma garrafa com seu nome escrito nela. Massa né?

3) kingsday + zaanse chans

Kingsday é o dia do rei, o maior feriado da Holanda. Todo o país decora suas casas com a bandeira e vai às ruas em clima de festa vestindo a cor laranja. Um verdadeiro carnaval, com vários eventos acontecendo por todos os lugares. Inclusive, existe um festival chamado Kingsland que é palco para os maiores e melhores Dj’s do mundo, que no caso já são holandeses hahaha!

Zaanse Schans, por outro lado, é uma pequena vila há poucos quilômetros de Amsterdã, famosa por suas casinhas verdes e moinhos de vento. Esse é um rolê bem turístico e histórico mesmo, inclusive você pode entrar nos moinhos para conhecer como é toda a estrutura por dentro. Acredite se quiser, mas os moinhos também eram casas onde, de fato, moravam famílias. E existem muitas histórias trágicas de crianças que infelizmente caíram nas engrenagens enquanto brincavam 🙁

4) amsterdã dance event + a'dam lookout

Amsterdã Dance Event é o maior evento de música eletrônica do mundo, que reúne os artistas mais renomados da cena em uma semana de festas sem parar! Se você, assim como eu, também é fã de EDM, com certeza deverá ir ao ADE pelo menos uma vez na vida!!! É um must go!

Outro rolê muito irado é o A’DAM Lookout. Uma torre onde há um elevador com luzed LED e no topo tem um restaurante com vista para a toda a cidade, lá dentro tem um balanço mecânico à beira do prédio para os mais corajosos. Você iria?

5) red light district + efteling

Red Light District é o distrito da prostituição, famoso por suas luzes vermelhas e vitrines peculiares, onde ao invés de produtos existem mulheres tentando seduzir os turistas. Eu gostei da experiência pelo simples fato de ser algo muito diferente de tudo que eu já vi. Eu fui achando que iria ser um passeio com clima pesado por estar entre “prostitutas”, mas não… foi bem engraçado até, por conta do choque cultural.

Já o Efteling é um parque de diversões enorme, com diversas atrações de contos de fadas como Pinóquio, Chapeuzinho vermelho, João e o pé de feijão… E para quem gosta de uma aventura, também possui várias montanhas russas que são de tirar o fôlego, literalmente!

5) mysteryland + campos de tulipa

Mysteryland é um dos festivais de música eletrônica mais antigos da Holanda e acontece em uma cidade próximo à Amsterdã no fim de agosto. Eu fiquei no camping no festival e a experiência foi incrível, tirando a parte que choveu todos os dias sem parar hahaha. Estar em um ambiente com pessoas de todo o mundo que vieram pra curtir a mesma música que você, não tem preço!

Os Campos de tulipa, se você tiver a sorte de estar em Amsterdã na primevera, definitivamente é um destino imperdível. Tudo é incrivelmente lindo e colorido, um lugar perfeito para tirar muitas fotos!

você também quer visitar amsterdã?

Pessoalmente, não sou muito fã de museus nem galerias de arte, mas caso você goste existem várias e várias opções também. Os museus mais famosos de Amsterdã são o do artista Van Gogh e a casa da Anne Frank. Se estiver interessado em visitar algum deles, o ideal é comprar ingressos com bastante antecedência, porque muito provavelmente você não conseguirá se deixar para comprar na entrada ou de última hora. Eles estão SEMPRE lotados!

Inclusive, se você estiver com dúvidas sobre como programar o seu roteiro, como economizar na sua hospedagem durante a sua viagem, dentro do manual de primeira viagem tem uma aula detalhadinha tim tim por tim tim de como você faz para maximar seu tempo nas cidades e outra aula ensinando como economizar na sua viagem como um todo. 

Por fim, uma curiosidade, você provavelmente já deve ter visto o famoso letreiro I Amsterdam, um dos principais pontos turísticos da cidade, que hoje infelizmente não existe mais na praça em frente ao Rijksmuseum. Foi retirado à alguns anos devido às grandes aglomerações que ele causava na área.